1. A viga abaixo tem seção transversal retangular, e está sujeita à uma distribuição de tensão conforme o Diagrama de Tensões abaixo. Determine o momento fletor atuante na seção transversal.
2. Determine a máxima tensão de flexão (tração e compressão) que age na viga abaixo, em módulo. Representar o diagrama de tensões e determinar, em módulo, as tensões de flexão atuantes nos pontos A, B e C, para esta seção.
3. Determinar, em módulo, as máximas tensões de tração e compressão, devido à flexão, atuantes na viga abaixo.
4. Determine as tensões máximas de tração e compressão, devido à flexão, atuantes na viga abaixo.
5. Calcule as máximas deformações longitudinais, decorrentes das tensões normais devido à flexão, dos exercícios 1 à 4, admitindo-se que todas as vigas são compostas do mesmo material, com módulo de elasticidade (E) igual à 200GPa. Qual destas vigas apresenta o maior alongamento? Justifique.
6. Uma viga de ferro, simplesmente apoiada, de comprimento (L) igual à 16m e altura (h) igual à 30cm, é flexionada pelos momentos M em um arco circular, apresentando uma deflexão para baixo (δ). A deformação normal longitudinal (ε) – alongamento – na superfície inferior da viga é de 0,00125, e a distância da superfície inferior da viga até o plano neutro é de 15cm. Determine o raio de curvatura (ρ), a curvatura (κ) e a deflexão (δ) da viga.
7. Uma barra retangular de eixo curvo, tem raio (𝑟̅) igual à 100mm, uma seção transversal com largura (b) de 50mm e altura (h) de 25mm. Determinar a distância entre o centroide da seção transversal e a Linha Neutra da seção.
8. Para a barra do exercício anterior, determinar as máximas tensões de tração e compressão, admitindo-se a aplicação de um momento fletor (M) igual à 500N.m.
9. Tomando-se como base os valores dos exercícios 7 e 8, calcule o novo raio de curvatura da barra, após a aplicação do momento fletor. Admitir um módulo de elasticidade (E) do material igual à 26000MPa.
10. Calcule as máximas tensões atuantes na barra do exercício 7, caso a mesma fosse considerada uma barra de eixo reto. É razoável a adoção desta simplificação, nesse caso? Justifique.
Essa postagem te ajudou? Se fosse pagar uma aula particular para aprender isso você iria gastar quanto?
Que tal ajudar a manter esse conteúdo gratuitamente na internet? Faça uma doação de qualquer valor e nos ajude.
10 Comentários
Oi amigo, na questão 2 na hora de calcular o momento de inércia = a.b³/12 + A d²..... da onde voce tirou aquele (0,16)², tem um exemplo no HIBBELER que é a mesma coisa ele usa o 0,16² mas nao diz de onde saiu, se voce poder me responder!
ResponderExcluirOlá Japa, o 0,16 representa a distancia (d na fórmula) do centro de gravidade total da figura, até o centro de gravidade da figura analisada, nesse caso é a distancia do centro de gravidade global até o centro de gravidade da área 2. Espero ter sido claro, qualquer dúvida é só falar. Abraço.
ExcluirUtilizando o digrama retangular simplificado de tensões no concreto, calcular o valor do momento que solicita a seção transversal da viga, conhecendo a posição da linha neutra no estado limite da ruptura. Calcule a armadura positiva. Verifique se as deformações nas armaduras (positiva e negativa) ... ajuda pleeease
ExcluirEssa segunda questão é de que livro?
ResponderExcluirNão é de nenhum livro. Pelo menos que eu saiba.
ExcluirHIBBELER, R. C. “Resistência dos materiais”, São Paulo, Prentice Hall, 7ª edição, 2010.
Excluircomo voc eachou o momento na questão 2 nao entendi direito?
ResponderExcluirSou uma rapariga me chamem no email
ResponderExcluirOlá! No exercício número 5, por que os valores de Y estão negativos dentro do parêntese também, na parte do E=-y/p ? Abraços
ResponderExcluirdado o momenro fletor=2000kn.cm,o momento deinercia=22500cm⁴ e a altura de uma secao retangular=30cm.qual a maxima tensao de atracao ocasionada pela flexão
ResponderExcluirComo faço para responder??
Dúvidas, críticas ou sugestões? Deixe seu comentário: